O ALUNO EM LEITOR AUTÔNOMO
Marilena Aparecida Piai Zarelli
RESUMO: Este artigo atenta para a formação de leitores autônomos numa perspectiva de interação entre texto, leitor e professor como mediador dos processos de leitura. Partindo do pressuposto de que todo processo que envolve a transformação do aluno em leitor autônomo deve ser ensinado, elaborou-se o material didático pedagógico para a aplicação das estratégias de leitura. A intervenção através de um processo/modelo possibilitou uma situação real de aprendizagem. Professor e aluno buscam uma solução conjunta ao ativar conhecimentos prévios, levantar hipóteses, fazer inferências e partilhar visão de mundo e conhecimentos historicamente construídos. O resultado desse trabalho foi a percepção do próprio aluno de que ele pode, a partir daí, continuar utilizando-se das estratégias apreendidas para as múltiplas possibilidades de construção do significado do texto que dará consistência argumentativa e conseqüentemente a proliferação do pensamento crítico.
Palavras-chave: Processos de leitura; compreensão/ interpretação.
Disponível em:
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_marilena_aparecida_piai_zarelli.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário