terça-feira, 18 de novembro de 2014
PROJETO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS A PARTIR DA REESCRITA DE CONTOS LITERÁRIOS
O projeto de produção de vídeos a partir da reescrita de contos literários surgiu em virtude da identificação de diversos problemas de escrita manifestados pelos alunos do Ensino Fundamental II em uma discussão coletiva com a turma de colegas do ProfLetras. Os principais problemas de escrita apontados pela turma foram os seguintes:
Este projeto tem a finalidade de promover a melhoria da escrita da norma padrão da língua portuguesa por meio de um ensino dinâmico. Esse meio é, justamente, a produção de vídeos a partir da reescrita de contos literários. Para tanto, é necessário seguir as seguintes etapas da realização do projeto:
1ª ETAPA:
Leitura de contos literários (contos de fadas, contos de terror, fantástico etc).
2ª ETAPA:
Formação de grupos com 5 (cinco) membros, no máximo, para reescrita e produção do vídeo.
3ª ETAPA:
Escolha em grupo de um dos contos lidos na turma para reescrita e produção do vídeo.
4ª ETAPA:
Produção do texto fazendo mudanças tais como: mudar o desfecho do conto, adaptar à era moderna, acrescentar algum personagem etc.
5ª ETAPA:
Correção dos textos e análise dos problemas de escrita.
6ª ETAPA:
Refacção dos textos levando em consideração a análise e correção dos problemas de escrita.
7ª ETAPA:
Produção do vídeo.
8ª ETAPA:
Análise do vídeo pelo (a) professor (a) para possíveis sugestões de edição.
9ª ETAPA:
Edição do védeo.
10ª ETAPA:
Apresentação do vídeo produzido pelo grupo para os demais alunos da turma.
Avaliação coletiva da aprendizagem e dos resultados obtidos.
- Falta de clareza/expressividade;
- Problemas de pontuação;
- Carência vocabular;
- Marcasa da oralidade;
- Problemas de estruturação do texto em prosa;
- Problemas de estruturação do parágrafo;
- Distinção entre parônimos;
- Referênciação;
- Influência do "internetês" na produção escrita formal;
- Coesão e coerência.
Este projeto tem a finalidade de promover a melhoria da escrita da norma padrão da língua portuguesa por meio de um ensino dinâmico. Esse meio é, justamente, a produção de vídeos a partir da reescrita de contos literários. Para tanto, é necessário seguir as seguintes etapas da realização do projeto:
1ª ETAPA:
Leitura de contos literários (contos de fadas, contos de terror, fantástico etc).
2ª ETAPA:
Formação de grupos com 5 (cinco) membros, no máximo, para reescrita e produção do vídeo.
3ª ETAPA:
Escolha em grupo de um dos contos lidos na turma para reescrita e produção do vídeo.
4ª ETAPA:
Produção do texto fazendo mudanças tais como: mudar o desfecho do conto, adaptar à era moderna, acrescentar algum personagem etc.
5ª ETAPA:
Correção dos textos e análise dos problemas de escrita.
6ª ETAPA:
Refacção dos textos levando em consideração a análise e correção dos problemas de escrita.
7ª ETAPA:
Produção do vídeo.
8ª ETAPA:
Análise do vídeo pelo (a) professor (a) para possíveis sugestões de edição.
9ª ETAPA:
Edição do védeo.
10ª ETAPA:
Apresentação do vídeo produzido pelo grupo para os demais alunos da turma.
Avaliação coletiva da aprendizagem e dos resultados obtidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário